Rua Inhamuns, 252 - Vila Prudente, São Paulo/SP

  • (11) 2609-5326

Desânimo no retorno ao trabalho? Veja dicas para engajar a equipe após os feriados de final de ano

Veja dicas e não espere o Carnaval para começar oficialmente seu ano de trabalho.

O ano já começou, mas para muitos trabalhadores pode ser difícil voltar à rotina com o mesmo ânimo do período que antecedeu os feriados de final de ano. Ainda mais que no Brasil existe o discurso que “o ano só começa depois do Carnaval”, que acontece apenas no meio de fevereiro, pode ser difícil conseguir engajar o time nestes primeiros dias do ano.

Uma das principais dores da gestão é assegurar o bem-estar do time e garantir resultados em termos de produtividade e rendimento. O descanso, mental e físico, é fundamental para os colaboradores terem mais energia, foco e motivação. As férias são peça-chave para que a equipe se recarregue física e emocionalmente, desconectando-se das preocupações do dia a dia e voltando ao trabalho com mais energia e disposição.

Entretanto, por mais que a taxa de energia esteja alta após o retorno, manter os colaboradores focados após o período pode ser uma tarefa difícil. Por isso, a empresa de recrutamento Robert Half separou alguns segredos para que os profissionais, líderes e departamento de Recursos Humanos sejam bem sucedidos nesta tarefa.

Não espere do colaborador uma alta produtividade no primeiro ou no segundo dia após o retorno das férias. Os especialistas da Robert Half afirmam que é necessário dar ao colaborador uma margem de tempo para permitir com que ele se ajuste novamente à sua rotina de trabalho. Evite planejar reuniões importantes no dia em que o trabalhador retornar ou deixar projetos grandes esperando por ele.

Agende uma reunião após o retorno

Agende uma reunião para conversar com o colaborador alguns dias após o seu retorno, dando tempo para ele se familiarizar novamente com a rotina.

Chame também os colegas que estão envolvidos com os mesmos projetos para que eles possam atualizar o colaborador que voltou sobre como está o status dessas tarefas que foram realizadas enquanto ele estava ausente. Em seguida, ajude-o a se concentrar e a priorizar seus esforços para que as atribuições mais importantes ou urgentes sejam concluídas primeiro.

Com o planejamento adequado, você pode garantir que os membros da sua equipe não apenas se sintam à vontade para tirar uma folga, mas também possam voltar ao trabalho carregada e pronta para novos desafios.

Entenda que a queda da produtividade no retorno faz parte

As férias são benéficas para o ambiente de trabalho e para os resultados da sua empresa. A perspectiva de algumas semanas de férias dá asas aos seus colaboradores. É fácil entender por que é mais difícil manter a motivação após as férias.

As férias proporcionam destinos de viagem incríveis e encontros inesquecíveis. O tempo parece voar. Ao voltar para a casa, a rotina se impõe e os dias de trabalho se tornam enfadonhos e similares.

Consequência típica de várias semanas de férias: caixa de e-mail cheia. Uma verdadeira comitiva de boas-vindas! Sem mencionar todos os projetos que ficaram pendentes sem que ninguém os tocasse. Além disso, há uma boa chance de que os colegas ainda estejam de férias, de modo que a equipe provavelmente esteja operando com falta de pessoal.

Sair de férias continua a ser a maneira ideal para recarregar as baterias após longos meses de trabalho sem pausas. Após este período de descanso as equipes geralmente voltam motivadas e revitalizadas. Pelo menos, em teoria. Para muitos colaboradores o retorno das férias pode ser acompanhado por uma pequena queda na motivação. Evite que a dinâmica da equipe sofra! Motive seus colaboradores seguindo estas dicas pós-férias.

Dê tempo e feedback aos que retornam das férias

Programar uma reunião pessoal com o colaborador que retornou de férias é aconselhável. Isso permite não apenas conversar sobre o período de forma amigável e avaliar a motivação do colaborador, mas também conversar sobre novas perspectivas.

E, finalmente, permita que as suas equipes retomem o seu ritmo de trabalho habitual. Nos primeiros dias após o retorno, evite sobrecarregá-los com tarefas delicadas e reuniões cruciais. Depois de alguns dias de readaptação, a energia e a motivação retornarão com força total!

Com informações Robert Half