Rua Inhamuns, 252 - Vila Prudente, São Paulo/SP

  • (11) 2609-5326

Enviar declaração nos últimos dias pode ser vantajoso para o contribuinte

No ano passado, somente o dólar e o ouro tiveram rentabilidade real maior que a Selic

Autor: Gladys Ferraz MagalhãesFonte: InfoMoney

Ao contrário do que a maior parte das pessoas imagina, enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física nos últimos dias do prazo pode ser vantajoso para o contribuinte.

Isso porque, segundo o gerente sênior da Ernst & Young Terco, Leandro Souza, geralmente, quem envia o documento nos últimos dias, acaba recebendo a restituição nos últimos lotes, com uma correção maior do que a rentabilidade de vários investimentos.

Entretanto, lembra ele, essa opção não é interessante para quem tem imposto a pagar, para quem tem restituição a receber, mas precisa do dinheiro rápido para quitar dívidas, ou mesmo para aqueles que possuem investimentos mais agressivos.

2012
De acordo com o estudo da Ernst &Young, para se ter uma ideia, no ano passado, somente o dólar e o ouro tiveram rentabilidade real maior que a Selic, que corrige as restituições do imposto de renda.

Contudo, é importante lembrar que o cenário pode mudar este ano, demandando reflexão cuidadosa do contribuinte, além do fato de alguns investimentos terem rentabilidade próxima à Selic, ainda que  conte com taxa de administração e desconto do IR. 

Na tabela abaixo, é possível verificar a rentabilidade nominal e real dos principais investimentos no ano passado. Vale destacar que foi considerada inflação de 5,70%, taxa de administração de 1,50% para fundos de renda fixa, Ibovespa e Ouro, além de 20% de IR para CDB e Fundos de Renda Fixa, supondo resgate em período superior a seis meses e inferior a 12 meses.

Rentabilidade em 2012
Investimentos (2012)  Rentabilidade Nominal Rentabilidade Real
Fonte: Ernst & Young Terco
CDB 6,90% -0,17%
Dólar () 8,94% 3,07%
Fundos de Renda Fixa  8,41% -0,45%
Ibovespa () 7,40% 0,19%
Ouro (ativo financeiro) 15,26% 7,63%
Poupança (regra antiga) 6,47% 0,73%
Poupança (regra nova) 6,05% 0,33%
Selic 7,25% 1,47%

Considerando que o total de alienações no ano é igual ou inferior a US$ 5 mil
Considerando que o valor da restituição é o único investido
Considerando que o total de alienações no mês é igual ou inferior a R$ 20 mil